CRAS NA COMUNIDADE LEVA AÇÃO SOCIAL À BARBUDA

Serviços de assistência social e saúde foram oferecidos a população

A Prefeitura de Magé realizou mais uma edição do CRAS na Comunidade nesta quarta-feira (22) no bairro Barbuda. Através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, os serviços como CadÚnico e Bolsa Família, isenção de segunda via de identidade e certidão de nascimento, e as orientações sobre os serviços de convivência oferecidos pela unidade CRAS Magé II, foram levados para perto da população.

A ação contou com a parceria da Secretaria de Saúde, que levou o Programa de Imunização com todos as vacinas de rotina que fazem parte do Programa Básico de Vacinação oferecido pela rede de saúde, aferição de pressão arterial e glicose, distribuição de hipocloritos pelo Programa Vigiágua, Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, e distribuição de preservativos.

“Estou estou achando essa ação maravilhosa, porque tem gente que tem dificuldade para ir lá fora e fica melhor aqui perto para tomar vacina e medir pressão e a glicose. Tem gente que não tem documento e pode ver aqui também. Eu trouxe as crianças para vacinar e tomei a vacina da gripe também”, contou a dona de casa, Cátia Silva.

Equipes de mobilização visitaram as casas no bairro em busca de possíveis focos e orientando a população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunha e febre amarela. Equipes da atenção básica também foram às residências dos moradores com dificuldade de locomoção para fazer aferição de pressão e glicose, e oferecer orientações.

O projeto CRAS e CadÚnico na Comunidade é uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos que busca facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços sociais e de saúde, com orientações sobre os atendimentos oferecidos nas redes de atenção básica, assim como benefícios disponíveis para a população de todas as idades.

Fotos: Gerson Peres