EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO, PREFEITURA ENTREGA DOAÇÕES AOS MORADORES AFETADOS PELAS FORTES CHUVAS

Os mageenses atingidos pelas fortes chuvas que caíram no último domingo (1) estão recebendo cesta básica, água, material de limpeza e kit de higiene pessoal. A ação faz parte da Operação Força-Tarefa para ajudar os moradores afetados e diminuir os prejuízos causados.

“Achei muito boa essa ação da Prefeitura porque ganhei muitas coisas para o meu filho e para a casa. E tem pessoas que não tem condições para comprar”, contou a dona de casa, Helen Mariana.

A dona de casa Greicemar Pereira agradeceu pelas doações recebidas. “Na minha casa encheu tudo no domingo, estou sem nada e estou doente. Hoje, estou me sentindo bem por receber comida e água da Prefeitura que são coisas necessárias, principalmente para mim que estou desempregada. Agradeço muito pelo que veio de ajuda para a gente”, disse.

Os materiais e as cestas foram fornecidos pela parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, que também vai disponibilizar o Cartão Recomeçar para as famílias desabrigadas e desalojadas.

“Nós estamos aqui não só para trazer o material e os insumos, mas também para dar todas as orientações do Cartão Recomeçar, que o governador estendeu para essa região, viemos também ver as famílias que precisam do aluguel social. O Cartão Recomeçar é destinado às famílias desabrigadas com o valor de R$5 mil, para que elas possam comprar material de construção ou móveis da linha Branca, e R$2 mil para as desalojadas. A quantidade de famílias que necessitam do cartão será feita pelo município e transmitida para o estado.

A Secretária de Assistência Social de Magé explicou as ações da pasta na Força-Tarefa.
“No domingo visitamos todas as famílias e demos a elas todo o suporte. Montamos nossos pontos de apoio e servimos alimentação, abrigo, conforto e principalmente todos os direitos através do cadastro para que todas as famílias possam receber os benefícios. As famílias que tiveram as casas interditadas pela Defesa Civil também vão receber o aluguel social. Estamos entregando também cesta básica, água, material de higiene pessoal e de limpeza”, afirmou a secretária da pasta, Álison Brandão.

O prefeito Rafael Tubarão falou sobre a parceria com o Governo do Estado. “A nossa parceria tem sido muito grande, porque desde domingo o estado se colocou à nossa disposição, enviando toda assistência para o município. Então, fizemos nossa obrigação que é trabalhar pelo povo de Magé nesses momentos difíceis. Também quero agradecer todos os funcionários do município, profissionais da Defesa Civil, Assistência Social, Saúde e Infraestrutura, porque se não fossem eles nós não conseguiríamos realizar tudo isso”, afirmou o prefeito.

“Quero agradecer ao governador Wilson Witzel, ao vice-governador Cláudio Castro e à subsecretária de Estado de Desenvolvimento Social, Cristiane Lamarão, que na mesma hora em que a gente ligou, colocou as Secretarias do Estado à disposição da nossa cidade. A gente fica satisfeito por ver o governo sensibilizado com o que aconteceu no estado, principalmente em Magé”, frisou o deputado estadual Vandro Família, que ajudou o governo municipal a mobilizar o Governo do Estado.

Fotos: Lucas Silva e Gerson Peres