SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE VOLTA PARA CASA DE MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA

Um casal em situação de rua recebeu acolhimento e proteção da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, e após uma semana vivendo na cidade, Elias Cristiano e Domenica Evelin finalmente voltaram para o município de Varginha, em Minas Gerais, nesta quarta-feira (13).

A coordenadora da Proteção Social Especial, Mônica Oliveira contou sobre o trabalho realizado pela equipe da Assistência e comemorou a união entre os dois municípios.

“No município existe o trabalho de abordagem social das equipes, e nós recebemos algumas informações por parte da população de que tinha um casal em situação de rua no bairro Fragoso. A equipe realizou abordagem e começamos as intervenções. De acordo com o relato do casal, eles já estavam na cidade do Rio desde o mês de janeiro deste ano, mas passaram por outros municípios, e chegaram a Magé aproximadamente há uma semana. Nós acolhemos, abordamos e ficaram conosco no alojamento provisório até que conseguimos o contato com o estado de Minas”, explicou a coordenadora da Proteção Social Especial, Mônica Oliveira.

“Ficamos muito felizes e satisfeitos ao ver a responsabilidade com o usuário da política de acolhimento. A equipe do CAPS de Varginha prontamente se colocou à disposição para vir buscar o casal e sempre em contato conosco por telefone. E nesses momentos ficam em evidência os profissionais que realmente se comprometem com o trabalho”, finalizou a coordenadora.

O retorno para casa aconteceu através do contato entre a equipe da Assistência Social de Magé com o Centro de Atenção Psico Social do município natal do casal.

“O Elias e a Domenica são pacientes do CAPS II em Varginha, e na semana passada recebemos uma ligação com as informações de que os pacientes estavam em Magé. Através das políticas públicas municipais, nós nos organizamos porque a responsabilidade de levar os pacientes para o tratamento no CAPS e para casa é de Varginha, município de referência deles, onde eles têm o vínculo. Espero que eles estejam felizes em voltar”, contou a enfermeira do CAPS, Keila Aparecida.

Após enfrentarem dificuldades nas ruas, o casal encontrou apoio e auxílio no alojamento provisório da Prefeitura de Magé, montado para acolher pessoas em situação de rua durante o período de pandemia, com todas as condições necessárias e acompanhamento por assistentes sociais, equipe de enfermagem, educadores sociais e representantes da defesa civil.

“Nós viemos antes do Carnaval para resolver umas coisas, mas não tivemos como voltar devido à pandemia, e então ficamos. Estávamos precisando de abrigo, cansados de passar dificuldades, dormir na rua e passar fome. Depois fomos para o alojamento, durante esse tempo eles trataram a gente muito bem, nós nos sentimos mais em casa. Agora que vou voltar para Varginha, meu coração está aliviado!”, afirmou a Domenica Evelin.

A felicidade e a emoção marcaram a volta para casa. Os dois esperam ansiosos para reencontrar com as suas famílias.

“Estou feliz e as pessoas que me amam estão me esperando. Estou com saudades dos meus filhos e das pessoas que me querem lá”, contou a Domenica.

“Eles me trataram como gente aqui, mas estou muito feliz em voltar. A cidade de Varginha é minha terra, tenho minha família e meus parentes. Estou com saudades do meu filho, dos meus pais. Não vejo a hora de chegar lá!”, disse o Elias Cristiano.

Fotos: Costa Jr