ASSISTÊNCIA SOCIAL ORIENTA CIDADÃOS QUANTO AOS PROGRAMAS SOCIAIS

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos promove a partir da segunda-feira (18) uma ação de tira-dúvidas no Calçadão de Magé, no primeiro distrito. O objetivo da ação é auxiliar os cidadãos em questões relacionadas aos programas sociais.

“O nosso setor é para fins de esclarecimento, porque nós tivemos no nosso município 3.220 novos beneficiários do Programa Bolsa Família, que ainda se encontram sem o cartão, pelo fato de terem sido contemplados recentemente. Portanto, estamos fornecendo a folha-resumo para que eles possam fazer o saque na Caixa Econômica”, explica Ana Paula Cordeiro, coordenadora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família em Magé.

A coordenadora ressalta que o projeto também auxiliará os cidadãos em dúvidas quanto ao Auxílio Emergencial do Governo Federal. “Referente ao Auxílio Emergencial, o processo está sendo feito todo online. Pelo aplicativo consegue-se fazer a movimentação sem precisar vir para a fila. Mas, infelizmente, em nosso município, muitos não têm acesso à internet para baixar o aplicativo. Por isso estamos aqui para dar esse auxílio”, afirmou.

Atualmente em Magé, mais de 37 mil famílias são cadastradas no CadÚnico no município e 19.912 famílias são assistidas pelo Programa Bolsa Família, beneficiando, ao todo, mais de 52 mil pessoas.

Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e a Fundação Educacional e Cultural de Magé instalaram tendas em frente à agência daCaixa Econômica. O objetivo é respeitar o distanciamento social e oferecer mais conforto às pessoas que aguardam na fila da agência.

A população que aguarda na fila aprovou a ação. “Deu uma dignidade pra nós que ficamos nessa fica quilométrica e no sol, que é muito desgastante. E também deu uma organizada nas pessoas, na questão da aglomeração”, afirmou a cuidadora de idosos Patricia Ott.