ÁRVORE DA LEITURA EMPRESTA LIVROS A ALUNOS NO 5º DISTRITO

0
269

Manter o hábito da leitura é muito importante, principalmente durante o distanciamento social. Pensando nisso, a Escola Municipal Comandante Amaral Peixoto, no 5º distrito, continua incentivando que seus alunos leiam, através do projeto “Juntos: construindo uma nova escola.”

Carlos Henrique Patrício, gestor da escola, afirma que a ideia do projeto surgiu mediante a problemática da pandemia. “Como manter a interação e garantir a aprendizagem dos alunos da escola? Devemos oportunizar que as crianças tenham momentos de leitura, dando continuidade à aprendizagem, mesmo que de outro formato, ressignificando esses livros que até estão estavam dentro da escola, parados, transformando a leitura em algo vivo e em movimento”, explicou.

A árvore da leitura funciona como uma biblioteca, emprestando livros para os alunos e oferecendo embalagens sustentáveis para que eles os levem para casa. Os responsáveis e crianças que escolhem os títulos aprovam a ação.

“Essa é uma ótima iniciativa para que as crianças continuem a leitura em casa, já que não estão podendo vir à escola”, disse a dona de casa Patrícia Corrêa, que foi buscar um livro para seu filho e elogiou a ação.

A vendedora autônoma Amanda da Silva afirma que sua filha é uma leitora ávida. “O projeto é importante para manter as crianças no ritmo do que elas já aprenderam, por isso está sendo bem importante”, destacou.

Felipe Gabriel estuda na unidade e atualmente está no 4º ano do Ensino Fundamental. “É muito importante, porque no início da quarentena eu não estava querendo fazer nada. No meio da quarentena, quando começaram as aulas online, lives e a árvore da leitura, eu comecei a dar um levante. Já não estava mais com preguiça, eu me animei”, contou o aluno.

A árvore da leitura não é a única ação promovida pela Escola Municipal Comandante Amaral Peixoto. A unidade também está distribuindo sabão durante a pandemia e produzindo lives, pensando na interação entre os alunos. “Recolhemos óleo usado pela comunidade e entregamos sabão às famílias. Também temos outras ações como a Live de Gente Feliz, a aula pública virtual de toda sexta-feira, na qual qualquer um pode participar, e também a interação das professoras de 32 turmas com os alunos semanalmente”, finalizou o gestor da unidade.