ESCOLA VIVA DE MAGÉ INAUGURA CRECHE TAWAN PIRES

0
358

A tão esperada creche do bairro Vila Nova, no primeiro distrito de Magé, já está de portas abertas para a comunidade. Para marcar a conquista dos moradores que esperaram por muitos anos, a Prefeitura de Magé inaugurou nesta sexta-feira (30), a Creche Municipal Tawan Pires dos Santos, batizada com o nome de uma criança que foi vítima de afogamento e marcou a história do bairro.

“Essa é a 11º unidade que inauguramos desde 2016. Nossa rede de ensino saltou de 26 para 38 o número de creches e gerou só neste ano de 2019, mais de 2,4 mil vagas para as turmas de Creche I e II que atendem crianças de 2 e 3 anos. Na próxima semana, vamos inaugurar a Creche Profª Patrícia da Silva Santos e completar a marca de 12 novas unidades de Educação Infantil”, destacou o prefeito Rafael Tubarão.

A Roberta Pires, mãe do adolescente que deu o nome da unidade agradeceu a homenagem da Prefeitura.

“Me sentido honrada de estar aqui hoje. Costumo dizer que o Tawan é meu filho e não que era. Quero agradecer à toda comunidade da Vila Nova que compareceu nessa inauguração e pediu que a creche tivesse o nome dele. Quero agradecer ao prefeito e a secretária de Educação por essa homenagem. Tenho certeza de que o Tawan está muito feliz de ver essa creche no bairro e ainda carregar o nome dele. Por muitos anos a comunidade da Vila Nova aguardou a unidade”, agradeceu Roberta.

Creche é fundamental para os primeiros passos na socialização das crianças e suporte para os pais

“Estou desempregada e o meu desejo era vender pão de mel, mas tinha que tomar conta da minha filha de 2 anos. Com ela matriculada na creche agora estou vendendo meu doce na rua. Minha pequena está muito feliz com a creche. Os professores, a diretora e todo mundo que trabalha na unidade cuida dela com muito amor”, disse Silva Lins, mãe da Elis.

A unidade tem capacidade para atender 80 alunos com idade de dois e três anos, e ainda está com matrículas abertas para as turmas de creche I e II.

“Hoje é um dia especial. Inauguramos a creche da Vila Nova que já funciona há quase um mês. Nosso objetivo é continuar atendendo a demanda das comunidades. Por muito tempo os moradores da Vila Nova esperavam, muitos já não acreditavam e entregar essa creche está sendo especial. Isso mostra nosso compromisso com os mageenses”, ressaltou a secretária de Educação e Cultura, Alison Brandão.

Para matrícula, o responsável pela criança precisa comparecer na creche das 8h às 12h, com a seguinte documentação: cópia da certidão de nascimento, duas fotos recentes 3×4, caderneta de vacinação, tipo sanguíneo com fator RH, cópia do comprovante de residência atual e as cópias do CPF e da carteira de identidade do responsável legal da criança. A Creche Municipal Tawan Pires dos Santos fica na Rua das Flores, s/n°, em Vila Nova, nas antigas instalações do CRAS I, no primeiro distrito de Magé.

Fotos: Gerson Peres