ESCOLA VIVA INAUGURA CENTRO DE LÍNGUAS DE MAGÉ

0
217

A Escola Viva está mostrando que é possível fazer uma escola pública de qualidade. Nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de Magé, inaugurou o Centro de Línguas de Magé (CELMA), que está oferecendo cursos de inglês, espanhol e libras aos alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino.

O CELMA funciona no contraturno em três polos: Magé (E.M. Maria Clara Machado), Mauá (E.M. Paulo Freire) e Piabetá (E.M. Alzira Vargas). Os cursos contam com três níveis de aprendizagem: básico, intermediário e avançado.

“O nosso objetivo é promover aos alunos o curso completo da língua. Nós vamos oferecer o curso básico, intermediário e avançado. Nossas turmas são mistas e a ideia é que os alunos cresçam juntos e aprendam a língua de maneira integral. Os alunos que já tiverem alguma bagagem prévia vão fazer uma prova de nivelamento para entrar no nível que for adequado para ele”, frisou Flávio Marques, coordenador do CELMA.

As primas Júlia e Anne Alves são alunas da E.M. Radamés Marzullo e fazem parte do polo Magé, que já iniciou as aulas de inglês e espanhol. “Estou fazendo o curso de espanhol e estou achando uma excelente oportunidade para a gente aprender.  O melhor que o curso é gratuito e as professoras são maravilhosas. Já gostava do espanhol, por ouvir música no idioma, esse curso veio para somar”, disse a aluna Júlia Alves.

“Estou achando muito importante, porque é um curso gratuito e que a gente aprende muita coisa que vai fazer diferença em nossa vida. Nós estamos aprendendo bastante, porque está sendo bastante interativo e as professoras são maravilhosas e super interativas”, complementou Anne Alves, aluna do curso de inglês.

Para a doméstica Alexandra Oliveira, mãe da aluna Diva Araújo da E.M. Maria Clara Machado essa é uma excelente oportunidade para filha. “Para mim está sendo ótimo, porque não tenho condições de pagar um curso de idiomas para minha filha. E ela falando o espanhol, a língua que ela está aprendendo, vai ser muito importante, porque terá mais oportunidade no mercado tendo outro idioma”, destacou Alexandra.

O Centro de Línguas é mais um projeto da Escola Viva que está transformando a educação da cidade, de acordo com o prefeito. “Tudo que nós colocamos no papel lá atrás estamos conseguindo fazer. Assim como foi com o CMAE, o CMAE Azul, os profissionais de apoio escolar para auxiliar os alunos inclusos e toda Educação Especial que cuidamos com tanto carinho. Hoje em dia é fundamental para o mercado de trabalho ter outro idioma, principalmente o inglês e o espanhol. O curso de libras é também um sonho realizado, porque pensamos nas pessoas com deficiência auditiva que não sabem utilizar a Língua Brasileira de Sinais.  Essa inauguração é mais uma marca da nossa gestão e continuaremos trabalhando em prol dos mageenses”, ressaltou o prefeito Rafael Tubarão.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Álison Brandão, a inscrição é feita na escola do aluno. “O próprio diretor da unidade em que o aluno está matriculado faz as inscrições nos polos. É só falar com o diretor que quer aprender línguas e o diretor faz a inscrição no polo mais próximo da residência do aluno”, explicou.

Fotos: Gerson Peres

DEIXE UMA RESPOSTA