MUNDO DA LITERATURA INVADE A REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Fotos: Gerson Peres

Os livros auxiliam no desenvolvimento e aprendizado das crianças. Pensando no incentivo ao hábito da leitura durante o distanciamento social, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura montou o “Projeto Literário” que está entregando livros específicos para cada faixa etária aos alunos da rede municipal de ensino.

Para saúde e proteção de todos, a ação adotou o protocolo sanitário com a utilização do álcool nos calçados e álcool gel nas mãos, as turmas foram separadas por horários.

A coordenadora de alfabetização, Michely Castro explicou o objetivo da ação. “Estamos há mais de noventa dias longe das escolas, então o nosso objetivo é incentivar a leitura aos alunos desde a pré-escola e aproximar as famílias das escolas através dos livros que estão chegando aos lares. O “Projeto Literário” irá contemplar todas as escolas que possuem o programa Mais Educação”, contou.

A Escola Municipal Doutor Mário Pinheiro adotou o tema “Arraiá Literário”. “As crianças estão muito tempo longe da escola, então tivemos a ideia de entregar livros para os alunos desde a pré-escola ao nono ano. E essa interação com os livros tem uma importância muito grande na vida e aprendizado dos alunos”, afirmou a diretora da escola, Angela Silva.

Clássicos da literatura como a ‘Turma da Mônica’ e ‘Diário de um Banana’ foram entregues aos alunos, que junto com os responsáveis gostaram e aprovaram o projeto. A aluna do 3º ano Laura França tem nove anos e recebeu o livro da Turma da Mônica. “Eu amei o livro que ganhei porque vou poder ler e pintar. Gosto muito de ler e leio várias historinhas”, disse.

Para a dona de casa Maria Nazaré de Assis, o hábito da leitura faz toda a diferença na vida do cidadão. “Acho que um futuro sem a leitura não é completo, sempre vai faltar alguma coisa. Então, a criança tem que acostumar a ler para que amanhã ele se torne um adulto com conhecimento”, contou.

“Sempre oriento os meus filhos a criarem o hábito da leitura, porque isso desenvolve a mente, a cultura e o aprendizado. A criança aprende a falar, escrever e se expressar. Gostei dos livros que minha filha ganhou e com certeza ela vai ler”, afirmou a dona de casa Simone de Lima.