PEÇAS TEATRAIS VÃO MOTIVAR A LEITURA NA ESCOLA VIVA

0
71

Estimular a leitura de maneira inovadora e dinâmica é a proposta da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Magé, que em 2019, vai implantar o projeto ‘Dinamização de Leitura Itinerante’ nas unidades da rede de ensino. Peças teatrais, contação de histórias, recontos e oficinas com obras literárias de autores brasileiros serão as ferramentas para incentivar o gosto pela leitura.

Para esse novo desafio, a SMEC capacitou na última terça-feira (5), as 36 dinamizadoras de leitura da rede com um workshop de teatro com atriz mageense Lilian Katherine, formada em Licenciatura e Artes Cênicas pela UNIRIO. Além da capacitação, o Departamento Pedagógico II apresentou o funcionamento e a estrutura do projeto que será dividido em três grupos para atender todos os distritos.

“As dinamizadoras vão às escolas para despertar e formar leitores através do encantamento. Nessa primeira capacitação apresentamos o projeto com workshop de Técnicas de teatro para a Educação. Vamos trabalhar com um autor por semestre, começando com Monteiro Lobato. As escolas estarão recebendo a peça ‘A Pílula Falante’ que será adaptada para nossas crianças. Junto com a peça, vamos trabalhar toda biografia do autor, para que a criança aprenda que alguém escreveu aquela peça. Vamos trabalhar com oficinas e recontos que também vão abordar o tema”, explicou Luana Santos, coordenadora da Dinamização de Leitura.

No workshop, as profissionais improvisaram e formaram cenas, aprenderam sobre expressão corporal, técnicas vocais e ensinos básicos do teatro. “Estou gostando muito desse momento de renovo para nossas vidas, porque isso é novidade para gente em 2019. As coordenadoras estão dando um suporte muito legal e estão passando o que é o projeto. Hoje nós estamos tendo um alento e um saber maior para essa nova jornada profissional, comemorou a dinamizadora do 1º distrito”, Márcia Vieira.

Para a dinamizadora Ana Cristina Santos, o encontro foi enriquecedor. “Entendermos mais sobre a prática do teatro que vai enriquecer e levar o gosto pela leitura. Esse curso está enriquecendo nosso conhecimento para despertarmos esse encantamento nas crianças”, enalteceu.

Fotos: Gerson Peres