SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MAGÉ REALIZA O ‘PRÊMIO PROFESSOR ESCOLA VIVA’

Docentes da rede municipal de Magé que foram destaque em 2019 são homenageados

Foto: Gerson Peres

Na última sexta-feira (29), o Píer da Piedade foi palco do ‘Prêmio Professor Escola Viva 2019’, evento promovido pela Secretaria de Educação e Cultura de Magé que consiste em valorizar os professores que contribuíram para melhoria e a qualidade do ensino na rede municipal com suas experiências pedagógicas durante o ano.

Foram 43 projetos inscritos e 13 finalistas selecionados para concorrer nas categorias gestão, educação infantil, ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano), ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) e educação de jovens e adultos (EJA). Os cinco profissionais que ficaram em primeiro lugar nas categorias ganharam um notebook e um retroprojetor, além de terem conquistado um computador portátil para a escola em que o projeto foi aplicado.

O professor de história da E.M. Renata Franco Pereira do 6° Distrito, Wudson Guilherme de Oliveira foi o ganhador da categoria Ensino Fundamental II (6° ao 9°ano) e revelou que não esperava vencer esse prêmio. “Isso é algo que a gente não acredita, mesmo estando com o prêmio nas mãos, porque é muito complicado a questão de não acreditarem no potencial de nós professores. A nossa profissão não é reconhecida. É muito bacana quando enxergam esse profissional e lançam uma premiação como essa. A gente se inscreve achando que não vai conseguir nada e temos o resultado maravilhoso que é a vitória”, disse o professor em tom emocionado.

Wudson conquistou o primeiro lugar com seu trabalho de combate ao racismo. Ele explicou que começou a trabalhar com questões que pudessem eliminar ou minimizar esse tipo de preconceito.

“Usei nas aulas a parte lúdica dos povos que vieram para o Brasil para serem escravizados e, além disso, os alunos também conheceram a história de Magé. Isso foi maravilhoso!”, explica Wudson.

Além dos professores premiados, os mestres que foram destaques dentro do município e os que tiveram projetos reconhecidos e honrados pelo Ministério da Educação – MEC, no decorrer de 2019, também foram homenageados.

Segundo a secretária de Educação, Álison Brandão, essa é uma forma de valorizar os docentes para mostrá-los a importância dos seus projetos para comunidade escolar. “O segredo de tudo é o amor, e nós professores fazemos isso todos os dias. A Escola Viva acolhe e prepara para o futuro. Tudo isso aqui hoje é fruto do amor, dedicação, comprometimento e ambição que cada profissional tem para construir Magé. Quero agradecer a todos esses profissionais que estão trabalhando todos os dias pelo crescimento da educação no nosso município”, acrescentou.

O prefeito Rafael Tubarão, o presidente da Câmara dos vereadores, Rogério do Vale e o vereador Paulo Roberto Portugal, prestigiaram a premiação e elogiaram a organização da festa. “Esse é um momento de emoção e gratidão a Deus por me dar a oportunidade de estar prefeito de Magé, podendo comemorar o desempenho desses excelentes profissionais. Afinal, são eles que formam a melhor rede municipal de ensino da Baixada Fluminense, sendo reconhecidos pelo estado do Rio de Janeiro. Obrigada a todos os profissionais da educação que fazem parte da rede Escola Viva com tanto amor e carinho. Estou sentindo muito orgulho de todos e é isso que me move, a cada dia, a cuidar da população mageense”, disse o prefeito.

“Estou sem palavras com essa linda festa! O que aconteceu aqui hoje é o resultado do resgate da confiança que foi perdida com o decorrer nos anos. Isso tem que continuar porque a educação é fundamental, são os alunos que futuramente farão a diferença no nosso município. Parabéns para a Secretaria de Educação e Cultura e para a Prefeitura de Magé por terem esse dom de extrair o melhor de cada profissional colaborador do segmento público”, parabenizou Rogério do Vale.

A dupla Rômulo e Ricardo, encerrou o evento em homenagem aos educadores.

Confira a lista dos vencedores do Prêmio Escola Viva 2019:

Categoria Educação Infantil
Vanessa Barros – Creche Municipal Edson Alves (5° Distrito)

Categoria Ensino Fundamental I (1°ao 5°ano)
Marcelo Rossi – E.M. Prof Roseni dos Santos Silva (6° Distrito)

Categoria Ensino Fundamental II (6° ao 9°)
Wudson Guilherme de Oliveira – E.M. Renata Franco Pereira (6°Distrito);

Categoria Educação de jovens e adultos (EJA)
Rosângela Pereira – E.M. Alzira Vargas do Amaral (6°Distrito);

Carlos Henrique Patrício – Gestão/ E.M. Cmte. Amaral Peixoto (5°Distrito).