SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO REÚNE REPRESENTANTES DOS QUILOMBOS DA CIDADE

Na última quarta-feira (3), a Secretaria Municipal de Turismo participou de uma reunião no Quilombo do Feital com representantes dos três quilombos da cidade (Maria Conga, Kilombá e Feital). O objetivo do encontro foi desenvolver projetos para o fortalecimento do turismo cultural e resgate das tradições quilombolas.

A COMPPPIR – Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial fez a ponte entre os representantes dos quilombos e a Secretaria de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade para formalizar o encontro.

“A reunião foi um bate-papo para ajudá-los na organização turística dos quilombos e mostrar a importância da união dos três quilombos para trabalharem em comum acordo, em prol da valorização da cultura quilombola. Estamos direcionando o caminho do turismo receptivo, até porque eles precisam saber como lidar com os visitantes e turistas. O encontro foi bem proveitoso”, explicou o diretor de Turismo, Caio Bordignon.

O secretário de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, Wagner Rosa, afirmou que estreitar o relacionamento com os quilombos será mais uma passo para o turismo cultural da cidade.

“Nós vamos planejar eventos nos quilombos para valorização da cultura quilombola e precisamos desses encontros com os representantes. Temos vários projetos, por exemplo, o Quilombo do Feital fica na Piedade, vamos fazer o circuito Piedade e incluir o Feital. Até porque eles já estão recebendo muitos visitantes, na semana passada receberam um grupo de estudantes e ainda nesta semana receberão gringos. Eles já estão se organizando para visitação desses turistas e abordando o turismo de experiência, como artesanato e gastronomia”, finalizou Wagner Rosa.

Fotos: divulgação SMETULTI