1º MUTIRÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL É REALIZADO NAS CACHOEIRAS DE MAGÉ

O fim de semana em Magé foi de mutirões em prol do Meio Ambiente. Neste domingo (24), a Prefeitura de Magé realizou o 1º Mutirão de Educação Ambiental com o objetivo de conscientizar turistas e moradores sobre a importância da conservação das nossas belezas naturais.

O mutirão nasceu do apelo da população que estava preocupada com os turistas que deixam lixo nas margens das cachoeiras. “A população está indignada com a falta de respeito dos turistas e de alguns moradores. A página Santo Aleixo da Depressão entrou em contato com a nossa secretaria e juntos pensamos na proposta para educar e não coagir”, explicou Eliana Rodrigues, gestora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

A ação é importante para mostrar aos visitantes que o lixo precisa ser retirado após o uso do local e que certas atividades, como o uso de garrafas de vidro e churrasco não podem ser feitas para preservação do meio ambiente e a segurança dos banhistas. O mutirão aconteceu pela parceria das Secretarias de Meio Ambiente, Proteção e Defesa Civil, Agricultura Sustentável e a Subprefeitura do 2º distrito e a página Santo Aleixo da Depressão.

“Convocamos os mageenses por meio das redes sociais para nos ajudar nessa causa, mas poucas pessoas apareceram. Nos pediram apoio e estamos dando. Então contamos com os mageenses na próxima ação que será realizada em breve”, afirmou Luciano da Cruz, secretário de Meio Ambiente.

No final da ação, as equipes se reuniram e pensaram em um desafio para mobilizar a população. “Vamos fazer uma ação de conscientização nas redes sociais desafiando os amigos. Já escolhemos até o nome que será “Eu faço a diferença e você?”. Quem topar participar, vai fazer um vídeo curto e mostrar o que ela fez para diminuir o impacto no meio ambiente. A proposta é simples, mas é uma boa ideia para atingirmos as pessoas”, finalizou Eliana.

Fotos: Valcir Pinheiro