SÃO FRANCISCO GANHA USF E PRAÇA NOVAS

Bairro de Mauá agora tem Unidade de Saúde modelo

O sábado foi dia de festa para moradores do bairro São Francisco, no 5º distrito. Após uma grande obra, a Prefeitura de Magé reinaugurou a Unidade de Saúde da Família São Francisco. A USF estava em mau estado de conservação e passou por obras estruturais que mudou totalmente a situação do imóvel. Agora a unidade é referência para outras que já estão passando por obras no município.

“A USF não estava em condições de atender a população, então fizemos uma obra grande, a unidade está nova e totalmente reformulada. E volta a atender com médico, dentista, fisioterapia, imunização, e todos os outros serviços”, explicou a secretária de Saúde, Carine Tavares.

No espaço em frente a unidade foi construída uma praça com parquinho e espaço para lazer da comunidade. Além de rampa de acesso, paisagismo e bancos. “Eu costumo dizer que quando entramos na prefeitura começamos pelos alicerces. Pegamos escolas e creches que estavam degradadas e reformamos totalmente, assim como essa USF que não tinha condições de atender a população. Mas hoje estamos entregando uma obra de qualidade para a população. Assim como aqui nessa praça, que não tinha nada, colocavam lixo e agora é um espaço para nossas crianças aproveitarem”, disse o prefeito Rafael Tubarão.

A nova praça recebeu o nome de Leonor Tavares Brandão, em homenagem a moradora que viveu por mais de 40 anos no bairro e sempre buscou melhorias. “Minha mãe era muito humilde e batalhadora, e sempre se preocupou com todos. Ela ajudava as pessoas e sempre abria as portas para quem precisasse. Ela e uma amiga daqui que lutaram durante muito tempo para a energia elétrica chegar ao bairro, e conseguiram. Hoje ficamos emocionados em ver que esse espaço vai eternizar o nome da minha mãe, e outras pessoas que nem a conheceram, poderão ouvir a história dela”, disse a filha Sueli Brandão.

O deputado estadual Vandro Família, e os vereadores Rogério do Vale, Leandro Rodrigues e Igor Fabiano, participaram da inauguração. “Resumindo em uma palavra é ‘gratidão’, em nome da população de Mauá só tenho a agradecer. É a realização de um sonho, saber que estamos atendendo as solicitações, e que a população vai poder disfrutar desse lugar”, disse o vereador Leandro Rodrigues.

Durante o evento foi realizada uma grande ação social com diversos serviços gratuitos, como embelezamento, Procon, vacinação, CadÚnico que dá acesso ao Bolsa Família e BPC/LOAS, projetos Semeando e Frutificando, além de serviços de saúde, atendimentos médicos e odontológicos.

Fotos: Gerson Peres