DEFESA CIVIL REALIZA CURSO DE VOLUNTÁRIOS EM MAGÉ

Nos dias 25 e 26 de abril, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil realizou o curso gratuito de voluntários para a Defesa Civil na Escola Municipal Paulo Freire, em Mauá. A ação visa à estruturação e à formação de agentes voluntários para atuarem diretamente nas ações desenvolvidas pela Defesa Civil no município.

Nesta primeira etapa do projeto, Magé passará a contar com 39 pessoas habilitadas para atuarem nas mais adversas situações, o que fortalecerá a equipe da secretaria.

Os alunos aprenderam no curso:

A importância pedagógica nas ações da Defesa Civil (Defesa Civil nas escolas/boas práticas);

A importância da comunicação nos eventos adversos;

Riscos Geológicos;

Patologia em edificações;

Orientações para o convívio harmônico com o meio natural (áreas de risco);

Deveres e obrigações do agente da Defesa Civil;

E noções de saneamento básico.

Todos os palestrantes são profissionais aptos a repassar conhecimento de forma clara e objetiva aos participantes. Além do quadro técnico da secretaria de Proteção e Defesa Civil, e da diretora da escola, Sra. Marly, também contamos com o incentivo da Secretaria de Educação, através da secretária Álison Brandão, e do primeiro tenente do Corpo de Bombeiros de Magé, Igor Matos.

O prefeito Rafael Tubarão incentiva diretamente o projeto, e já aprovou a ideia do secretário Domingues de realizar um curso por mês. Deste modo, mais e mais pessoas se tornam habilitadas a ajudar a Defesa Civil, caso aconteça alguma emergência na região.

Todos os formandos do curso passaram a ter a consciência do que é ser um parceiro da Defesa Civil. Eles serão um elo entre a Secretaria e seus bairros, agindo como observadores locais e extensão de nossos agentes.

Todos os alunos receberam diplomas no final do curso. “O objetivo do curso é preparar os cidadãos para atuarem tanto na prevenção, quanto no socorro aos diversos casos de desastres que possam ocorrer aqui em Magé”, afirmou o secretário Domingues.