VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (23) EM MAGÉ

Público-alvo inicial são os idosos e trabalhadores da saúde

Começa na próxima segunda-feira (23), a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Como grupo prioritário estão os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde. A meta é vacinar 35.147 idosos no município, e a rede municipal vai disponibilizar a vacina nas Unidades de Saúde da Família. Para evitar aglomeração de pessoas, algumas unidades foram remanejadas para locais mais arejados, como algumas escolas do município.

De acordo com o coordenador de Imunização de Magé, Henrique Moreira, “para evitar aglomerações, vamos organizar a vacinação da seguinte forma: idosos e profissionais de saúde serão vacinados contra a gripe das 8h às 12h, e demais vacinas de rotina vão acontecer no horário das 13h às 17h, e isso vai valer para todas as unidades onde haverá a campanha. No caso dos profissionais de saúde que atuam na rede de emergência municipal, nós vamos enviar as vacinas para que sejam imunizados no local de trabalho”.

A vacinação foi antecipada pelo Ministério da Saúde em razão da pandemia de Coronavírus, e neste ano vai incluir os profissionais de educação no público-alvo da campanha contra a influenza. Mas a vacinação vai funcionar da mesma forma com três etapas de imunização:

23/03 – Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde.

16/04 – Professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Para quem não tem como ir à uma unidade durante a semana, o dia 09 de maio será o Dia D de vacinação com público-alvo ampliado: crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais; gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 40 dias (puérperas) e adultos a partir dos 55 anos de idade.

Locais de Vacinação

1º distrito: USF Barão de Iriri, USF Barbuda, USF Canal, USF Citrolândia, USF Jd. Bela Floresta, USF Lagoa, USF Maria Conga, USF Nova Marília, USF Parque Boneville, USF Pidedade, USF Saco, USF Flexeiras. A vacinação na USF Vila Nova será na E. M. Desembargador Oswaldo Portella.

2º distrito: USF Andorinhas, USF Jardim Esmeralda. A vacinação do Ponto de Apoio de Andorinhas será na E. M. Professora Ruth Taldo França.

3º distrito: USF Cachoeira Grande, USF Cachoeirinha e USF Conceição.

4º distrito: USF Partido e USF Santa Dalila.

5º distrito: USF Cantinho da Vovó, USF Praia do Anil, USF Ypiranga e USF São Francisco.

6º distrito: USF Buraco da Onça, USF Guarani I, USF Ilha, USF Jd. Nazareno, USF Maurimárcia, USF Jd. Novo Horizonte, USF Parque Caçula, USF Parque Estrela, USF Parque Maitá, USF Pau Grande, USF Horto, USF Vila Carvalho, USF Guarani II, Apoio Raiz da Serra. A vacinação da USF Guarani III será na E.M. Aureliano Coutinho, da USF Parque Santa será na E.M. Prof. Geralda Izaura Ferreira Telles, da USF Beco do Saci será na E.M. Vereador Geraldo Angelo e da USF Vila Serrana I será no Ginásio Poliesportivo Vereador Dejair Correa.

Texto: Philipe Campos