UNIDADES DO CEO VOLTAM A FUNCIONAR OBEDECENDO PROTOCOLOS SANITÁRIOS

As unidades do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) voltaram a funcionar por todo município. O retorno às atividades nas unidades de Magé, Mauá e Piabetá obedece a todos os protocolos sanitários de combate ao novo coronavírus.

Arianne Mendes, coordenadora de Saúde Bucal e cirurgiã-dentista na unidade de Magé, comenta sobre o retorno das atividades. “Como o tempo passa precisávamos retornar, pois os pacientes estavam em espera. Nesta nova fase, estamos fazendo o atendimento com número reduzido, horário maior entre as consultas, para podermos praticar toda a biossegurança no ambiente. O objetivo é a prevenção de saúde tanto da população como da equipe que trabalha na unidade. Além disso, temos mantido a recepção com número reduzido de pessoas e agendando por horário, ao invés de ordem de chegada”, afirmou.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o CEO estava atendendo apenas a emergências e pré-natal odontológico. Agora, no retorno, a fim de evitar aglomerações, o atendimento é mediante agendamento prévio, com prioridade aos pacientes que já estavam marcados. Os atendimentos de emergência seguem normalmente.

“Nossas três unidades já estão funcionando: Magé, Piabetá e Mauá. Em nossas USFs, as equipes ainda estão suspensas, pois é difícil conseguir controlar toda a biossegurança de todas as equipes ao mesmo tempo. O paciente pode apenas procurar uma das três unidades, e aqui o reordenaremos para a especialidade que ele precisar. As gestantes também, que antes eram apenas atendidas nas USFs, podem procurar as nossas unidades para fazer o pré-natal odontológico”, finalizou.

Desde o primeiro dia de funcionamento após o retorno, os pacientes já estavam recebendo o atendimento. A estudante Juliana Rodrigues fez uma limpeza, e elogia o atendimento da unidade. “A doutora é muito simpática! Acredito que nem todos tenham condição de pagar caro para fazer até um procedimento mais simples, que foi o que vim fazer hoje, que é muito caro em outras clínicas e lugares”, afirmou.

Marilei é cuidadora de idosos e está prestes a iniciar o tratamento no CEO Magé. Ela ressalta a importância do serviço gratuito para os cidadãos mageenses. “Nossa, é um trabalho de grande importância. Eu estou com uma infecção nos dentes, não tenho como pagar particular porque meu serviço foi cancelado por conta da pandemia, então isso aqui para mim é uma ajuda do céu. O nosso sorriso é nosso cartão de visita, então é de grande ajuda esse trabalho”, comemorou.

O Decreto Municipal 3.363/2020 determina etapas para a flexibilização das atividades do município, incluindo o Centro de Especialidades Odontológicas. As unidades de saúde que tiveram a reabertura decretada estão obedecendo ao protocolo sanitário de combate à covid-19, como atendimento reduzido para evitar aglomerações e filas, distanciamento, uso obrigatório de máscaras, limpeza frequente com álcool 70% e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

CEO Magé: Rua Pio XII, s/n, Centro – Magé (ao lado do Hospital Municipal de Magé)
CEO Piabetá: Rua Caramurú, 108 – Piabetá, Magé
CEO Mauá: Av. Gov. Roberto Silveira – Figueira, Magé (Ao lado do 24 horas de Mauá

DEIXE UMA RESPOSTA