MAGEENSES BATEM META EM CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

Fotos: Matheus Santana

Os mageenses se uniram em mais um ato de amor e solidariedade na Campanha de Doação de Sangue realizada nesta quarta-feira (15), no auditório do Hospital Municipal de Magé. A ação promovida pela Prefeitura de Magé em parceria com o Hemorio ultrapassou a meta de coleta externa, contabilizando ao todo 122 bolsas de sangue.

Devido à pandemia do coronavírus, as medidas de segurança foram reforçadas para evitar o risco de contaminação, disponibilizando álcool gel e máscara, além do distanciamento social durante a triagem.

O ato é 100% voluntário e pode beneficiar até quatro pessoas por doador. “Nós estamos ajudando a salvar vidas, e mesmo em pandemia as pessoas estão aqui nesse ato de solidariedade. O Hemorio tem um sistema de quando a nossa bolsa é usada eles mandam uma mensagem pra gente, e receber essa mensagem é bem gratificante!”, contou a estudante Clara Lúcia.

“Na minha família tivemos uma pessoa que necessitou da doação, então quando essa situação acontece com alguém tão próximo nós ficamos mais sensíveis ao ato. Nós doamos hoje e amanhã poderemos precisar. Já é a quarta vez que estou doando e é muito gratificante pra mim”, disse a conselheira tutelar Ludmilla Ribeiro.

Segundo o médico do Hemorio, Vicente Januzzi, as ações são sempre fundamentais para manter o estoque de sangue do Rio de Janeiro. “Devido às parcerias, houve uma pequena melhora, mas ainda existe o déficit, não tanto quanto no início da pandemia, porém ainda precisamos dessas colaborações”, explicou.

“Nada substitui o sangue, então a gente precisa da conscientização da população para que venha sempre doar. Em relação às pessoas que foram confirmadas com coronavírus, elas têm que ficar 30 dias após o término dos últimos sintomas para poderem doar. E para aqueles que tiveram apenas o contato com uma pessoa contaminada, eles devem ficar 14 dias sem doar”, afirmou a hematologista Leise Marcelo Pimenta.