SAÚDE DE MAGÉ AMPLIA NÚMERO DE POLOS PARA TESTES RÁPIDOS DA COVID-19

Pacientes devem agendar teste entre o 10º e 14º dia dos sinais e sintomas

Chegou nesta segunda-feira (20) um novo estoque de testes rápidos fornecidos pelo Ministério da Saúde. Com isso, a Secretaria de Saúde de Magé aumentou para 12 o número de Unidades de Saúde da Família (USFS) que realizam testes rápidos da Covid-19. Agora as USFs de Pau Grande e Jardim Novo Horizonte, no sexto distrito, também tem agendamento para os testes.

A aplicação dos testes devem seguir critérios técnicos, já que os testes rápidos são fornecidos pelo Ministério da Saúde para o município.

O teste rápido só poderá ser realizado no cidadão que apresente sinais e sintomas, após passar por avaliação médica nas unidades de emergência e urgência 24 horas ou nas Unidades de Saúde da Família onde são assistidos.

O profissional de Saúde, no caso o médico que vai avaliar cada caso clínico e entregar a ficha de notificação ao paciente. Se o caso clínico do paciente indique a suspeita de infecção pela Covid-19, o paciente será devidamente agendado para que o teste rápido seja realizado no período entre 10º e 14º dia de sintomas, em uma das 12 unidades-polo onde a testagem pode ser realizada: Guarani I, São Francisco, Andorinhas, Partido, Flexeiras, Serrana, Nova Marília, Maurimárcia, Ypiranga, Cachoerinha, Pau Grande e Jardim Novo Horizonte.

O coordenador das USFs, Alex Mathias, ressalta que “as unidades seguem os protocolos do Ministério da Saúde e somente com a indicação clínica o teste será realizado, caso o paciente não a tenha, passará por atendimento médico. Além das 10 unidades que já faziam testes, agora estamos expandindo para mais duas unidades: Pau Grande e Jardim Novo Horizonte no sexto distrito”, explicou.

Texto: Philipe Campos 

DEIXE UMA RESPOSTA