AÇÕES INTEGRADAS REFORÇAM O COMBATE AO CORONAVÍRUS EM MAGÉ

Preocupada em combater a disseminação do novo coronavírus, a Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ações integradas em todas as barreiras sanitárias do município. A iniciativa contou com a entrega de álcool gel, termômetros digitais de aferição de temperatura corporal, além da capacitação dos funcionários das barreiras sanitárias na abordagem e utilização.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Cassandra Soares, os responsáveis pelas barreiras já estão aptos para utilizar o instrumento. “Houve uma reunião com o Prefeito e os responsáveis pelas barreiras. Orientei, junto a um condutor da Secretaria de Saúde e um agente comunitário, o secretário Wagner Rosa e cada um dos responsáveis das barreiras sobre a utilização do instrumento”, descreveu.

A coordenadora enfatizou que as ações discutidas e executadas preventivamente são essenciais para evitar a transmissão da doença e seguem as orientações do Ministério da Saúde como medida de prevenção. As ações são uma iniciativa que envolve diversas secretarias e contam com profissionais que estão empenhados para estabelecer uma comunicação integrada e orientar a população.

“Em cada local foi designado um responsável para receber as orientações de posicionamento, distância e acionamento de gatilho do aparelho para verificação de leitura. Além disso, fizemos um reforço na orientação dos agentes responsáveis para tirar as principais dúvidas da população. Caso alguém apresente temperatura acima 38ºC graus, será impedida de entrar no município e automaticamente orientada para retornar à sua cidade de origem e procurar uma unidade de emergência”, completou.