O Vale Social é um programa estadual que oferece gratuidade no transporte público para pessoas com deficiência ou com doenças crônicas que estejam realizando tratamento médico ou medicamentoso em alguma Unidade Pública de Saúde ou conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), cuja interrupção pode acarretar risco de morte.

Em Magé, o benefício é emitido através da Secretaria Municipal de Transporte – SEMTRAN. Os documentos necessários para realizar o pedido são: cópia da Certidão de Nascimento ou RG; cópia do CPF; cópia do comprovante de residência e do RG do titular (caso não seja o próprio); foto 3×4 original e recente; e ficha de cadastro com laudo médico devidamente preenchido pelo médico solicitante, que pode ser emitida no site http://www.valesocial.rj.gov.br/ formulários ou na Secretaria Municipal de Transporte.

Caso o comprovante de residência não esteja em nome do solicitante, deverá anexar declaração própria da Setrans, devidamente preenchida pelo titular da conta. Para menores de idade ou adultos incapazes, apresentar cópia da identidade do responsável ou representante legal.

Após o processo de análise do Governo do Estado, os cartões são entregues na SEMTRAN, que está localizada na Alameda Renatinho, na Limeira, sexto distrito de Magé.