ALUNAS DE MAGÉ PARTICIPAM DE EVENTO COM REI DE CIDADE NIGERIANA

0
419

Três alunas da Escola Municipal Gandur Assed, foram convidadas para a Noite Afro Gala, realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, na noite da última segunda-feira (11), com a presença do rei Ooni ,da cidade de Ifé na Nigéria. Nadine Dorothy Nogueira, Júlia do Nascimento e Maria Alice Schayder, participaram do Concurso de Poesia nas Escolas, realizado pelo Rioeduca, com o tema: ‘A Cidade de Ifé como berço da civilização’, e foram convidadas a para o evento com o monarca.

A aluna Nadine Dorothy Nogueira foi o destaque mageense no evento, tendo a oportunidade de recitar sua poesia ‘Ifé, do berço para o mundo’.  O rei veio ao Brasil para promover a reaproximação dos afrodescendentes brasileiros com a cultura de seu país e foi homenageado também na Alerj – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira.

A dirigente de turma, professora Cecília da Paixão, desenvolveu o projeto do concurso na escola e acompanhou as alunas no evento. “Nessa troca de informações, passei que o Ooni de Ifé é a grande representação de religiosidade vinda da África por aqueles que vieram escravizados”.

Alunos da Creche Municipal Edson Alves também terão a oportunidade de estar com o rei Ooni, suas produções estarão expostas no Centro Cultural José Bonifácio (Gamboa) e no Colégio Pedro II (Centro).

Leia a poesia da aluna Nadine:

Ifé, do berço para o mundo

No coração da mãe África

Local que seduz inspiração

Onde os Deuses escolheram morar

Para fundar sua nação

O mundo conheceu sua música

O povo conheceu sua fé

A palavra que significa amor

Também tem o nome de Ifé

Marcada na história da arte

Suas esculturas o mundo já viu