PREPARO PARA ALFABETIZAÇÃO É TEMA DO ENCONTRO DE PROFESSORES

Ciranda Pedagógica reúne profissionais do Pré-Escolar II

0
34

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou nesta terça-feira (10), o encontro com o tema “PreparAÇÃO? O preparo para uma boa alfabetização”, que reuniu professores do Pré-Escolar II das escolas municipais e creches, para discutir os objetivos da classe que encaminha os alunos para o 1° ano do Ensino Fundamental. Cerca de 120 profissionais da Educação compareceram ao encontro que aconteceu na E.M. Geralda Izaura Ferreira Telles.

“O objetivo é conversar sobre as sementes que são lançadas na Educação Infantil. Aos cinco anos, as crianças estão em um momento ótimo para trabalhar a memorização e aprender a lidar com as questões sociais, então precisamos entender o desenvolvimento neural, como funciona o aprendizado, e ver que existem formas mais eficazes para preparar o aluno para alfabetização sem ser copiando repetidamente a mesma letrinha”, explicou a coordenadora da Alfabetização, Michele Castro.

O Pré-escolar II é a classe direcionada aos alunos de cinco anos, que antecede o 1° ano do Ensino Fundamental, que faz parte do período dos Anos Iniciais, que vai até o 5° ano. A alfabetização do aluno deve acontecer no primeiro ano, para isso, o ideal é preparar o aluno até esse momento. “Estamos vivendo um momento novo, onde a educação dos Anos Iniciais está unida ao Pré-escolar, todos pela alfabetização. Essa parceria beneficia o processo que busca uma educação de qualidade e significativa”, explicou Verônica Rocha, coordenadora da Educação Infantil.

Fotos: Marcelo Dias